A Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros promoveu o 1º Retiro de Liderança, evento realizado no Seminário Diocesano da Mãe de Jesus, em Blumenau, nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2017. Local recomendado para a prática da reflexão e do silêncio, na medida em que distante dos centros urbanos da cidade, em meio a natureza, que tem um importante papel para a descoberta da beleza de Deus e da vida.
A prática dos retiros católicos é muito comum e tradicional na história do Cristianismo. Também chamados de “Exercícios Espirituais”, são intensamente vivenciados pela Igreja Católica. Costumam ser conduzidos por um padre, com a tarefa de pregar a Palavra de Deus e de ouvir a confissão de cada participante.
Os Evangelhos indicam que Jesus, antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, retirava-se para uma região montanhosa ou desértica, passando longos tempos de oração e silêncio. Exemplo disso foi quando escolheu seus doze apóstolos: “Nesses dias, Jesus foi para a montanha afim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos, e escolher doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.” (Lucas, 6, 12-13).
Daí a importância do recolhimento, necessário para um momento de oração, de meditação e de reflexão, ligando sua intimidade com a divindade. Há retiros denominados de “Retiros de Silêncio”, nos quais, como o próprio nome sugere, são proibidas conversas paralelas entre os participantes e não há atividades recreativas. Alternam-se os intervalos de silêncio, com pregações e orações comunitárias como o terço e a Santa Missa.
Diante da constante necessidade da Igreja Católica de formar pessoas para assumir, suceder ou substituir lideranças dentro das pastorais, das equipes de serviço, dos movimentos e das coordenações de comunidades católicas, como também no necessário e permanente aprimoramento na formação dos seus agentes, são programados retiros de formação e treinamento de lideranças, como aconteceu em nossa Paróquia durante o 1º Retiro de Liderança. Além de lideranças, também participaram pessoas com potencial para ocupar essas posições num futuro próximo e aquelas que, mesmo sem cargo formal, auxiliam a resolver situações do dia a dia paroquial.
O retiro foi um misto de silêncio, oração, reflexão e formação de lideranças. As palestras ministradas pelo Padre Carlos, durante o retiro, abordaram a temática: “os cinco passos do processo vocacional”, a saber: a) O chamado de Deus; b) Uma resposta ao chamado – coerente e fiel; c) Uma missão para o chamado; d) Uma tentação/dúvida ou resistência e; e) Uma confirmação de Deus.
Cada passo foi estudado com base na Palavra, onde cada palestra remetia o participante, mediante a prática da leitura orante, a uma profunda reflexão e meditação sobre sua vida vocacional.
O Retiro proporciona, a nós leigos e leigas, um tempo de conversa íntima e muito próxima com Deus, e não menos importante, um entendimento da nossa função de servo(a) dentro da Igreja, conforme reza o Evangelho de Jesus Cristo.
Confira alguns depoimentos de participantes do Retiro de Lideranças:
“Fazer um retiro é uma maneira de estar na presença de Deus. Nos dias 24 a 26 de novembro tivemos o retiro das lideranças no antigo seminário diocesano de Blumenau, que foi proporcionado por nossos padres, para podermos ter um melhor desempenho em nossas pastorais, levando o conhecimento sobre a Palavra as comunidades. Nesse retiro tive a experiência aonde muitas vezes só sabemos falar e não temos o costume de ouvir. Na nossa correria do dia a dia, não paramos para silenciar nosso coração, no retiro fizemos o propósito do silêncio, aonde ali pude sentir a presença de Deus. Aprendi neste retiro que o silêncio muitas vezes é necessário porque, Deus se faz presente no silêncio e não no barulho. Muitas vezes buscamos a Deus de maneira errada e o silêncio me levou a refletir sobre a importância de silenciar para ouvir Deus. Ouvindo Deus conseguimos descobrir que somos sal da terra e a luz do mundo, temos que ser e dar o exemplo e não podemos deixar com que esse sal perca o sabor, e nem a luz do Espírito apagar. Sejamos humildes e submissos ao nosso Deus, cumprindo com muito amor e lealdade para com os nossos compromissos pastorais.” (Rosideide Vitorino Dutra)
“No dia 24/11 participei do Retiro de Lideranças promovido pela Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros da qual sirvo ao Senhor na coordenação da Pastoral Catequética, como agente da Pastoral da Sobriedade, missionária da Igreja e também sirvo nos Acampamentos. Foi uma experiência divina pois no primeiro momento foi nos colocado que o retiro seria de silêncio absoluto, no entanto nunca imaginei que conseguiria mas permaneci em silêncio. No silêncio podemos escutar Deus falando conosco, o silêncio faz com que acalme nosso coração faz com que possamos pensar o que podemos e devemos alcançar dentro das nossas vidas e na Pastoral onde servimos na nossa igreja. Hoje estou mais firme na fé e na caminhada com o Senhor.” (Maria Sandri)
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR