Em ação de graças pelo aniversário de nossa paróquia, no último dia 24 de agosto, foi celebrada a missa. A celebração foi presidida pelo administrador paroquial, Pe. José Vidalvino Fontanela da Silva. Tendo um ambiente preparado com a Imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, com o banner da paroquia com as 23 comunidades e uma réplica da Igreja matriz. A missa tinha como intenção particular a vida pastoral e missionaria de nossa paróquia, representada no banner com a foto de todas as comunidades e a vida de todos os leigos e leigas que atuam nas pastorais e movimentos da paróquia.
Nossa paróquia está em festa, celebrando os seus 102 de sua criação, de história, de evangelização, da presença de Deus nesta terra. Evangelização que teve início com a história do povo riocedrense, quando aqui chegaram os primeiros imigrantes. A história do povo riocedrense é a história da presença de Deus, é uma história de fé, de devoção e amor a Nossa Senhora que aqui chegou junto com os primeiros imigrantes. A história do povo e a história da presença de Maria é a mesma, não dá para falar da história do povo sem falar da presença de Maria, a história do povo riocedrense foi construída sobre o patrocínio, sobre a fé em Nossa Senhora.
Celebrar a história é recordar a trajetória traçada ate aqui. São mais de 100 anos de caminhada, de conquistas, de lutas, de tristezas e de alegrias. Ao olharmos ao passado, o caminho já caminhado, a história já escrita, deve nos impulsionar para o futuro. Futuro que nos leve anunciar o reino de Deus. O reino de Deus deve ser o objetivo de toda ação evangelizadora de nossa paróquia. Precisamos ir avante, não podemos parar e nem ficar parado no tempo. A nossa paróquia, a nossa Igreja que é a presença viva de Deus nesta terra, deve estar aberta as necessidades e anseios do povo. Deve continuar sendo a presença de Deus misericordioso. Um Deus próximo do seu povo. A Igreja deve caminhar com o povo, está no meio do povo, a Igreja deve ser povo com o povo. A Igreja deve ser a mãe que acolhe e protege o seus filhos. A Igreja não pode ser uma Igreja longe e fora da realidade do povo. A Igreja deve estar e caminha com o povo. A Igreja deve estar onde o povo estiver. Não podemos ser somente uma Igreja do sobrenatural, do espiritual, do divino e sacramental. A Igreja deve ser divina e humana.
Portanto, somos convidados a também sermos Igreja com a igreja, a Igreja povo de Deus, a igreja viva. Somos convidados e impulsionados pelo Documento de Aparecida a darmos um passo à frente, a sairmos do modelo de Igreja de conservação, manutenção e sacramental para uma Igreja viva, dinâmica e discípula missionaria, uma igreja que se preocupa com a pessoa, com o ser humano. Não adianta ter lindos templos bem ornamentados e ser uma igreja sem vida, uma igreja fria e vazia.
102 anos se passaram e muito temos que agradecer. Agradecer a todos que ajudaram a escrever essa história. Agradecer todos os sacerdotes que aqui trabalharam, sem mencionar nomes para não cometer injustiça e esquecer alguém. Agradecer a Deus pela Congregação dos Freis Franciscanos que por cincos anos se dedicaram na evangelização, foram os que iniciaram os trabalhos na paróquia. Agradecer a Congregação dos Padres Salesianos pelos seus 87 anos dedicados à evangelização da paróquia, todos os padres que aqui passaram como pároco e também todos os vigários salesianos.
Agradecer ao Pe. Roberto Carlos Cattone, meu antecessor pelos seus sete anos de dedicados trabalhos sendo o primeiro padre diocesano a assumir a paróquia. Agradecer a todos os leigos e leigas que ao longo destes 102 anos não mediram esforços em trabalhar na evangelização. Tantos homens e mulheres que lutaram na construção de nossas comunidades nos mais diversos trabalhos. A todos que ajudam na evangelização de nossa paroquia, nos mais diversos trabalhos e frentes de evangelização nas pastorais e movimentos. A todos que se dedicam nos trabalhos afrente de nossas 23 comunidades.
Parabéns a paróquia Imaculada pelos seus 102 anos de evangelização. Rogo a Deus a intercessão de todos os seus santos e santas padroeiras de nossas comunidades, em especial a Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira paroquial, por sua materna proteção e todas as bênçãos e graças.
Fonte: Padre José Vidalvino Fontanela da Silva
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR