O diácono permanente é uma vocação da Igreja para o serviço da comunhão, para o serviço dos irmãos. O Diácono é ordenado para servir. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido. O ministério do diácono é voltado para o serviço à comunidade. A estola atravessada no peito mostra a horizontalidade de suas funções. A Lumem Gentium diz que: servem o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade (LG 29).
Aproximadamente dozes anos a paróquia Imaculada Conceição não tinha diáconos permanentes atuando, desde a morte do primeiro e único diácono permanente o Senhor Aquilino Luiz Campestrini. Agora, a paróquia Imaculada Conceição tem a alegria de acolher três novos diáconos permanentes, diácono Arcindo Fagunda, diácono Brandizio Olibone e diácono Ivone Busarello.
A caminhada ao diaconato iniciou há seis anos atrás. Foram seis anos de preparação em vista ao diaconato. Seis anos de estudo na escola diaconal e de acompanhamento pastoral na vida da paróquia. Duas vezes por anos em 15 dias seguidos os alunos da escola diaconal reúnem-se na casa de espiritualidade Nossa Senhora Auxiliadora em Rio dos Cedros para realizarem os estudos. Eles aconteceram sempre em janeiro e na metade do ano em julho. Entres os estudos os alunos realizaram missões. Em nossa paróquia por duas vezes as missões foram realizadas pelos alunos ao diaconato. Além dos estudos os alunos da escola ao diaconato devem estar engajando pastoralmente ao sua paróquia.
Após ter terminado o período de formação, dos estudos e passado pela aprovação do Conselho de Pastoral, tendo a aprovação de suas esposas e família e a aprovação do pároco, os candidatos ao diaconato são considerados aptos para ser ordenados diáconos. A ordenação dos novos diáconos aconteceu em Blumenau no último dia 13 de agosto na Catedral São Paulo Apóstolo pela imposição das mãos de Dom Rafael Biernaske, vinte homens casados são ordenados diáconos permanentes para a Igreja.
Na missa das 19h na matriz Imaculada Conceição de Rio dos Cedros foram apresentados para a comunidade paroquial. Os novos diáconos que irão atuar em todo o território de nossa paróquia. Tendo como trabalhos a organização da pastoral familiar e a pastoral da Sobriedade. Além de assessorar as demais pastorais dando um suporte espiritual. São funções do diácono: Instruir e exortar o Povo de Deus e incentivar a participação correta e efetiva da igreja da divina liturgia, conservar e administrar distribuição da eucaristia, administrar o batismo, assistir e abençoar o matrimônio, realizar as exéquias em nome da Igreja e da sepultura, administrar os sacramentais.
Sejam bem-vindos!
Fonte: Pe. José Vidalvino Fontanela da Silva
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR