“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34). Um dos maiores ensinamentos que Jesus nos ensinou foi o amor. O AMOR é o cumprimento da lei (cf. Romanos 13,10) e todos os mandamentos estão resumidos no mandamento de amar uns aos outros como a nós mesmos (cf. Gálatas 5,14). Amar é se comprometer, só se compromete quem ama de verdade. Amar é acolher o outro, amar é se tornar responsável pelo outro, amar é se doar pelo outro.
Jesus, o Senhor e mestre nos ensina a amar o outro, a sair de nós e ir ao encontro do outro. Na narrativa do Lava-pés, o Senhor nos dá um grade ensinamento, “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, tenha amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim” (Jo,13,1). Jesus nos ensinou que o amor deve ser manifestado com gestos concretos. Depois de lavar os pés dos discípulos os Senhor lhes perguntou: “Vocês compreendem o que eu acabo de fazer? Vocês me chamam de mestre e Senhor, vos lavei os seus pés, vocês devem fazer a mesma coisa. Jesus disse eu lhe dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,15).
Jesus sempre “se mostrou cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados” (Oração eucarística VI D). Jesus sempre teve compaixão do povo (cf. Mc 6,34), na multiplicação dos pães Jesus diz aos discípulos “Dai-lhes vos mesmos de comer” (cf. Mc. 6, 37). Jesus nos ensina a não virar as costa, não mandar embora aqueles que vem até nós pedir ajuda. Amar é saber estender a mão para aqueles que mais necessitam.
A Pastoral da Sobriedade vem sendo essa manifestação do amor de Deus, seus agentes e colaboradores com gestos concretos, vem estendendo a mão para os dependentes químicos e do álcool. Com um gesto de amor acolhem a todos e tentam ajudá-los a sair do vício. Os trabalhos que a Pastoral da Sobriedade vem realizando na diocese, vem de encontro com as necessidades das famílias que pedem socorro.
Entre eles destacamos os grupos de autoajuda, o atendimento toda as segunda-feira na sala da pastoral, o programa semanal na Rádio Arca da Aliança e Rádio Cedro FM, os encaminhamentos para as clínicas de recuperação, as internações para desintoxicação e há dois anos iniciamos mais uma ação que é o acampamento da Pastoral da Sobriedade.
Como ouvimos na oração eucarística VI D “Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo, e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se abra à esperança de um mundo novo”.
A pastoral da sobriedade através do acampamento vem ser para a sociedade mais um gesto de amor e de serviço prestado na luta contra a dependência. Como diz Jesus dá-lhe vos mesmo de comer, não os mande embora.
Nos dias 27 a 29 de abril, a Pastoral da Sobriedade realizou o 2º Acampamento. É um retiro espiritual que leva os campistas a fazerem a experiência do amor de Deus. Aconteceu no centro de espiritualidade Santa Teresinha do Menino Jesus na localidade de Alto São Bernardo em Rio dos Cedros. Tivemos a participação de 103 campistas vindo de todas as cidades de nossa região.
O objetivo desse acampamento é ajudar os dependentes, por isso é um acampamento que exigem uma dedicação a mais da equipe de trabalho. Como rezamos sempre no 10º passo do grupos de auto ajuda: “Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade”, possamos sempre estar se colocando a serviço de Deus e dos irmãos, por que amar é se comprometer, amar e se doar, “não há prova de amor maior do que dar a vida pelos seus amigos”.
Sobriedade e paz só por hoje, graças a Deus. Só por hoje graças a Deus, sobriedade e paz.
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR