Novamente a nossa cidade, Rio dos Cedros, foi atingida pelas fortes chuvas que caíram em nossa região. Houve vários pontos de alagamentos no município e algumas quedas de barreiras. Há região mais atingida pela água foi o centro. Também as primeiras ruas a serem tomadas pela água. A primeira rua a ser invadida pela água foi a Avenida Tiradentes em dois pontos, em frente à Igreja Matriz e em frente ao hospital.
A água começou a invadir as ruas por volta das 13h30, quando o rio, Rio dos Cedros atingiu a marca de 6.45mt. Aos poucos a água foi subindo e invadindo as ruas. Em pouco tempo a Avenida Tiradentes ficou intransitável para veículos, travessia somente de barcos.
Como a água começou a subir somente do período da tarde e em dia de semana, os lojistas conseguiram retirar as mercadorias de seus estabelecimentos atempo, antes que a água invadisse as lojas.
Ao pouco e lentamente a água ia tomando as ruas e mudando a paisagem central. A praça ia sendo tomada pela água se tornando um grande lago. O concreto de suas calçadas e o verde de seu jardim ia sendo tomado pela água.
Junto com a água também aumentava a expectativa e a angustia de que a água não ira subir muito, atingindo a mesma marca do ano passado. No ano passado, no dia 08 de junho de 2014 a água passou por cima do presbitério. Neste ano a água chegou ao portão do estacionamento.
Os alagamentos trouxeram transtorno para cidade. Principalmente para as pessoas que foram atingidas pelas águas. Também para as pessoas que tiveram de levantar tudo com medo da água atingir a sua casa. Várias famílias levantaram todos os moveis com medo da água invadir sua casa na madrugada.
Na igreja matriz não foi diferentes. Foram levantadas todas as cadeiras, mesas e frises do salão, foi desativada a secretaria e levantado todas os moves dos escritórios e tivemos algumas atividades canceladas. Foi cancelada por causa das chuvas a gincana catequética da serra, devido ás quedas de barreiras e difícil acesso na região. O churrasco em prol do acampamento que aconteceria em Alto São Bernardo, sendo reagendado para dia 14 de novembro de 2015 e a reunião do conselho pastoral paroquial CPP.
Sabemos que muitas cidades de nosso estado ainda hoje estão debaixo da água. Varias famílias desabrigadas, varias pessoas estão nos abrigos e muitas perderam tudo. Temos ainda que agradecer a Deus por te nos livrado desta vez de um mal maior. E entrar em comunhão com os municípios atingidos e rezar por eles.
Fotógrafo: Pe. José Vidalvino
Fonte: Pe. José Vidalvino
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR