Neste ano de 2015 foram realizadas em nossa paróquia as missões populares. Foi um ano dedicado às missões, todas as atividades pastorais estavam voltadas a este propósito. Obedecendo ao mandato de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,21). A missão da Igreja continua a missão de Cristo com todo o poder que o Pai Lhe deu. Jesus enviou os discípulos que levaram o Evangelho a todos os cantos da terra. Com o Papa Francisco também estamos sendo motivados a sermos uma Igreja de saída, uma Igreja em missão. O Papa insiste nessa saída missionária: “Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares e, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria é para todo povo. Ninguém pode ficar excluído” (Evangelli Gaudium 23).
Foi neste clima que nossa paróquia viveu intensamente este ano missionário. Desde o ano passado, mais de sessenta missionários vinham se preparando para as visitações. No início de 2015, eles tiveram a última formação com o padre Pedro, do PIME, em preparação ao envio que aconteceu no dia 8 de março, juntamente com os missionários leigos da Comarca de Timbó.
As vinte e duas comunidades foram visitadas, atingindo mais de 90% das famílias de nosso município. As visitas dos missionários foram realizadas em vários fins de semana. A evangelização foi feita geralmente no sábado e sempre terminava com uma celebração ou missa quando batia com o dia da missa na comunidade. As missões populares aconteceram em comemoração aos 15 anos da Diocese de Blumenau.
Dentro do ano missionário aconteceram outras atividades para marcar as missões. Em especial, nossa paróquia acolheu com grande demonstração de fé a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e a relíquia de São João Paulo II, entre os dias 20 e 27 de junho. Já entre 31 de outubro e 22 de novembro, a imagem Peregrina de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de nossa paróquia, peregrinou e foi ao encontro das famílias de nossa comunidade. Maria vai ao encontro das famílias para abençoá-las e para nos ensinar a servir e a evangelizar. Ela visita as comunidades para nos lembrar que seu filho nos ama e nos ensina a fazer tudo o que Ele nos mandar.
Foram dias de profunda devoção a Nossa Senhora, dias de forte evangelização, demonstração de amor e carinho à mãe de Jesus. Mesmo diante das dificuldades causadas pela forte chuva que atingiu o nosso município, deixando as nossas estradas quase que intransitáveis, o povo compareceu em bom número para acolher a Nossa Senhora e receber a bênção de Deus. O espírito e a alegria missionária das comunidades em poder levar a imagem peregrina à outra comunidade, foi uma demonstração de amor e de comunhão. Um gesto forte e bonito, no qual as comunidades celebraram juntas a Eucaristia.
Durante o dia algumas comunidades organizaram momentos de oração na capela, já em outras os missionários e ministros da comunidade visitaram os doentes levando a imagem peregrina para abençoar as famílias. A presença dos os missionários leigos nas celebrações enriqueceu mais o espirito missionário de nossa Igreja. Os missionários, homens e mulheres que inspirados e impulsionados por Maria, também fizeram ressoar em nossa paróquia o seu “sim! Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra.”
Neste espírito missionário, Maria, a grande missionaria, percorre todo o território de nosso município. Passando de ponta a ponta nos abençoando e nos protegendo. Saindo no dia 31 de outubro da Matriz indo para comunidade de Santo Antônio, assim passando pelas vinte e duas comunidades e retornando para a Matriz no dia 22 de novembro. Foram 22 dias de bênçãos e graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora.
No dia 22 de novembro, juntamente com o encontro paroquial do Apostolado da Oração e dos Grupos de Reflexão, foi realizada uma Tarde de Louvor, com a presença do ministério Vida em Santidade, de Jaraguá do Sul. Quem ministrou as palestras foi o padre Carlos Evangelista, vigário paroquial da Catedral de Blumenau e secretário de Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano. Foi uma tarde de grande espiritualidade, de grande graça e de evangelização. Padre Carlos trabalhou sobre o Ano da Misericórdia. Ajudando-nos a se preparar e entender melhor sobre este tempo especial que Igreja vai viver.
O encerramento do ano missionário foi coroado com a presença de Dom Rafael Biernaski, nosso bispo diocesano, que presidiu a missa de encerramento. A ocasião foi também a primeira visita do bispo à comunidade de Rio dos Cedros. A Paróquia Imaculada Conceição, com a presença de Dom Rafael, rendeu graças, então, pelos frutos colhidos pelas missões. A alegria da presença do bispo era visível no rosto de cada fiel presente.
A celebração foi também marcada pela apresentação e acolhida dos vinte e dois novos ministros. Em sua homilia, o bispo destacou a importância da missão na vida de uma paróquia. Uma paroquia em missão é uma paróquia viva. Uma missão popular não se encerra. O discípulo e a discípula de Jesus não "faz" missão. Ele "é" missionário por força dos sacramentos do Batismo e da Crisma, destacou Dom Rafael.
A Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros já tem na sua programação de 2016 as datas para novas missões. Esta é a resposta ao chamado do Papa Francisco, que insiste numa Igreja permanentemente missionária, "em saída".
Fotógrafo: Celso Mengada
Fonte: Pe. José Vidalvino
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR