Notícias Paroquiais

 
26
Jun
Comemoração do 16º aniversário da Diocese de Blumenau
Comemoração do 16º aniversário da Diocese de Blumenau

Comunidade comemora mais um ano da Diocese de Blumenau de portas abertas para o acolhimento



A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizadora e fonte dum renovado impulso para se dar”. As palavras do Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, sobre a transformação missionária da Igreja nos guia sobre o anúncio do evangelho nos dias atuais.


Com este mesmo sentimento há 16 anos, no dia 17 de abril, a cidade recebia com intensa emoção o anúncio do Santo Papa João Paulo II, em Roma, sobre a criação da Diocese de Blumenau. Todos os sinos da Catedral repicaram anunciando a boa nova e exaltando os corações de alegria e satisfação de todos os fiéis.


Meios de comunicação dedicaram seus espaços a informar todos os munícipes e novos diocesanos sobre a criação da Diocese. Dom Angélico Sândalo Bernardino, que era bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, foi o primeiro Bispo designado para a recém-criada Igreja Particular.


Setenta e sete dias depois do anúncio papal, mais de 2 mil pessoas lotaram a Catedral e seus arredores, no dia 24 de junho, para a cerimônia de celebração oficial que instalou a Diocese na cidade. Em seu início, a missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Evaristo Arns. Após o rito da tomada de passe do primeiro bispo diocesano, a presidência da liturgia lhe é de direito. A cerimônia contou com a presença de mais outros 20 bispos e arcebispos de todo o País, do então govenador, Esperidião Amim, e demais autoridades.


O padre Raul Kestring, coordenador da Pastoral de Comunicação da Diocese de Blumenau, conta que um gesto inesquecível realizado por Dom Angélico se sobressaiu durante a celebração. “O Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Nelson Weingärtner, da Igreja Evangélica de Confissão Lutherana no Brasil (IECLB) participou da celebração e deixou sua mensagem. Ao dirigir-se a Dom Angélico para dar-lhe o abraço de boas-vindas, naquele momento especial, o recém-nomeado Bispo tirou a sua cruz peitoral, símbolo que todo bispo carrega ao peito, e deu-a ao Pastor. O Pastor por sua vez fez o mesmo. Tirou a sua cruz peitoral e deu-a ao bispo. Ecumenicamente, permanecerá como gesto de amizade, encontro e unidade”, relembra o Pe. Raul. A atitude marca a amizade constante entre luteranos e católicos, que se perpetua desde o início da colonização alemã em Blumenau.


O franciscano Padre Frei Edgar Weist era o pároco da época, com ele uma equipe de freis animava as celebrações e demais atividades na Paróquia São Paulo Apóstolo. O trabalho desses freis era desempenhado juntamente com as atividades próprias do Colégio Santo Antônio, hoje Bom Jesus/Santo Antônio. A residência dos freis ficava no próprio Colégio.


Os três Bispos de Blumenau


destaque_db_201606082241Dom Angélico Sândalo Bernardino
1º Bispo Diocesano de Blumenau, de junho
de 2000 a fevereiro de 2009
Nascido em janeiro de 1933, em Saltinho (SP)
Ordenação episcopal: 25/01/1975 em
São Paulo-SP
Lema: “Deus é Amor”


 


 


destaque_db_201606082242Dom José Negri, PIME
2º Bispo Diocesano de Blumenau,
de fevereiro de 2009 a janeiro de 2015
Nascido em setembro de 1959, em Milão, Itália
Ordenação Episcopal: 05/03/2006, em Brusque, SC
Posse na Diocese de Blumenau: 04/04/2009
Posse na Diocese de Santo Amaro(SP): 17/01/2014
Lema: Sufficit tibi gratia
(“Basta-te a minha graça”)


 


destaque_db_201606082243Dom Rafael Biernaski
3º Bispo Diocesano de Blumenau,
empossado em 29 de agosto de 2015
Nascido em novembro de 1955, em Curitiba, PR
Ordenação Episcopal: 15/04/2010
Posse na Diocese de Blumenau: 29/08/2015
Lema: “Evangelizare misit me” –
“Enviou-me para Evangelizar”


A missão da Diocese para os próximos anos


A Diocese de Blumenau desde a sua criação, em sintonia com o bispo, e a partir dos apelos da realidade da comunidade, sempre teve a evangelização como meta principal. A atenção às Pastorais Sociais, com o objetivo de ajudar aos que mais necessitam – os “sem voz e sem vez” – a formação de lideranças nos diversos âmbitos: catequese, grupos de reflexão, ministros extraordinários da comunhão, diáconos permanentes, animadores vocacionais e de grupos de jovens, e o enfoque missionário são alguns dos projetos constantes e de destaque nestes anos.


Incentivando a todos a mergulhar nessa experiência de alegria, o Papa lembra que “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus”. Para os próximos anos, como o coração aberto de uma mãe, a Família é o grande foco da evangelização. A Exortação Apostólica “A Alegria do Amor”, publicada pelo Papa Francisco, será a referência para este assunto.


Já o documento “Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, aprovado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, servirá de orientação para a evangelização da maioria dos membros da Igreja. “Tornar os leigos sujeitos da evangelização é o sonho dos nossos bispos. Queremos ajudá-los a descobrir sua missão não só dentro das comunidades cristãs/católicas, mas também como “sal da terra e luz do mundo”, em meio aos desafios que a sociedade enfrenta nos nossos dias: a violência, a corrupção, os mecanismos sociais de exclusão”, afirma o Pe. Raul Kestring.


Em âmbito mais local, o Regional Sul IV, que abrange o Estado de Santa Catarina, em sintonia com as Diretrizes da CNBB, a Diocese de Blumenau pontua 5 urgências pastorais: Igreja em estado permanente de missão, casa de iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica de toda a pastoral, comunidade de comunidades e à serviço da vida plena para todos.


Fotógrafo: site diocese de Blemanu

Fonte: Site diocese de Blumenau

Indique a um amigo
  • 03

    ABR
    O Credo Niceno, a carteira de identidade do cristão
    O Credo...
    No próximo dia 20 de maio,...
  • 03

    ABR
    O Papa aos membros do Charis: ser testemunhas e artesãos da paz
    O Papa aos...
    A Sala de Imprensa da Santa...
  • 02

    ABR
    São João Paulo II morreu há 20 anos
    São João...
    São João Paulo II...
  • 02

    ABR
    Papa: mais tempo com o celular que com as pessoas? Algo não funciona
    Papa: mais...
    “Como eu queria que...
  • 01

    ABR
    Papa: a alegria cristã é confiar em Deus em todas situações da vida
    Papa: a...
    O Papa Francisco enviou uma...
  • 01

    ABR
    O Papa continua os tratamentos na Santa Marta, voz e mobilidade melhoram
    O Papa...
    A Sala de Imprensa da Santa...
  • 31

    MAR
    O Papa aos Missionários da Misericórdia: conversão e perdão, o carinho de Deus
    O Papa aos...
    Foi divulgada...
  • 31

    MAR
    Torna-se Venerável o brasileiro José Antônio Maria Ibiapina
    Torna-se...
    A Igreja terá três...
 
Av. Tiradentes, 525 - Rio dos Cedros - SC - 89121-000
(47) 3386-1025
parim.secretaria@gmail.com