COMUNICADO CORPUS CHRISTI 2020
“Terra, exulta de alegria, louva teu Pastor e Guia, com teus hinos, tua voz.
Tanto possas, tanto ouses, em louvá-lo não repouses, sempre excede o teu louvor.
Hoje a Igreja te convida, ao pão vivo que dá vida, vem com ela celebrar”.
(Hino – Seqüência de Corpus Christi)
Aos Fiéis Católicos: Presbíteros, Diáconos, Leigos e Leigas (Consagrados e não consagrados).
Ecoa, mais uma vez, o convite da Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, para a celebração de Louvor a Deus pela Augusta Presença d’Ele no meio de nós: A Santíssima Eucaristia. A resposta amorosa a este convite será vivida como nunca, no amor mais puro, gratuito e agradecido. Contudo, como já estamos fazendo, esta celebração em tempos de pandemia não poderá ser como de costume. Observando as diretrizes civis e eclesiásticas, para o momento, a celebração acontecerá em família e, aos que puderem, podem acompanhar pelos meios de comunicação.
Sua Exc.ia Rev.ma Dom Rafael Biernaski, tendo ouvido o Conselho de Presbíteros, propõe algumas orientações para bem celebrar Corpus Christi:
- O Bispo Diocesano celebrará a Solenidade de Corpus Christi, de modo privativo, às 09h, na Igreja Catedral. Todas as Paróquias da Diocese poderão celebrar no mesmo horário, em sinal de comunhão e unidade;
- Durante o dia de Corpus Christi o Santíssimo Sacramento poderá ficar exposto no Altar da Igreja Matriz, para visita e adoração pessoal, segundo as normas litúrgicas e dos orgãos de Saúde;
- Após a celebração da Santa Missa o Pároco ou Administrador poderá passar com o Santíssimo Sacramento em carro aberto, em frente às Igrejas das Comunidades, aos locais de atendimento aos doentes e casas de repouso e presídios, para, do carro, fazer a benção dos lugares e das pessoas. Esta ação, se for feita, deve seguir as normas litúrgicas e de trânsito e com as respectivas autorizações dos órgãos competentes. Contemple-se, apenas, o carro condutor do padre com o Santíssimo Sacramento e, se for conveniente, outro carro com o som e mais um para recolher donativos para os pobres, sinal de caridade.
- As famílias sejam motivadas a enfeitarem suas casas nas cores branco, amarelo e dourado, com tecidos, flores, velas, e a celebrarem esta solenidade em família. Os tradicionais tapetes e procissões a pé não poderão ser realizados.
Pedimos a todos que celebrem esta solenidade com espírito de unidade, caridade e manifesto amor a Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Continuemos firmes na luta e defesa da VIDA; com Confiança, Esperança e Coragem!
Blumenau, 28 de maio de 2020.
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR