No sábado dia quatro de novembros os catequisandos da segunda etapa da eucaristia realizaram um dia de espiritualidade, em preparação para o sacramento. O dia de espiritualidade foi realizado no Centro de Espiritualidade Santa Teresinha do Menino Jesus em Alto São Bernardo. Este dia foi pensado pela coordenação paroquial da catequese, sendo um pedido hoje da própria Igreja no Brasil, que se crie momentos de espiritualidades com os catequisandos. Passando de uma catequese menos escolástica para uma catequese mais querigmática e mistagógica celebrativa.
Este dia de espiritualidade veio com um reforço espiritual na preparação dos catequisandos para o receber o sacramento. Neste dia, todos foram levados a refletir como está a sua preparação para acolher Jesus. Levados a fazer uma experiência pessoal com Jesus, no sacramento da Eucaristia, “Eucaristia presença real de Cristo”. Jesus se faz presente no sacrifício Eucarístico. Foi levado a reflexão sobre a importância da missa, ir não por obrigação, mas por amor, para fazer essa comunhão. Quando eu recebo Jesus, eu me torno eucaristia, sacrário. “Aquele que come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e Eu nele” (Jo 6,56). Jesus permanecendo em nós, nos santifica, nos torna sacrários vivos.
Neste dia foi levado a reflexão que há algo que podem nos tirar toda essa santidade, essa pureza. Algo que nos suja, nos afasta de Deus: o pecado. O pecado separa as pessoas de Deus e leva à morte. Mas, porque Deus nos ama, Ele enviou seu filho Jesus para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Ele. Jesus tem a capacidade de nos limpar de novo. Os catequisandos foram preparados a fazerem a sua primeira experiência, com o sacramento da confissão, da reconciliação com Deus.
Na missa das 19h, deram mais um passo em sua fé. Nesta celebração eucarística, juntamente com seus pais e padrinhos renovaram a sua fé. No mesmo dia às 16h, os pais e padrinhos dos catequisandos participaram de uma palestra com o Cristiano, da cidade de Pomerode, falando sobre a importância do sacramento na vida dos catequisandos e da família e o papel dos pais na formação dos filhos.
Neste sábado foi sem dúvida um dia de grande benção e de alegria para o Senhor. Parabéns a coordenação da catequese pela iniciativa, de realizar esse encontro de espiritualidade. Gostaria de encerrar com uma reflexão da coordenadora da comissão da catequese da Arquidiocese da Bahia a Sra. Neuza Silveira de Souza:
“A mistagogia, como processo de condução ao mistério da fé cristã, assinala para uma nova experiência dos sacramentos e aprofundamento das relações com a comunidade dos fiéis. Assim, ao nos conduzir no itinerário da fé, a mistagogia propicia ao participante uma maturidade espiritual que facilita o acolhimento dos conteúdos específicos da evangelização”.
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR