Dom Rafael Biernaski assumiu neste dia 29 de agosto de 2015 a diocese de Blumenau. A celebração de pose aconteceu hoje as 09h30 na Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau. Após sete meses de vacância, com a transferência de Dom José Negri para diocese de Santo Amaro SP como bispo coadjutor, a diocese de Blumenau acolhe seu novo pastor. Neste período de vacância Dom João Francisco Salm, bispo titular da diocese de Tubaram no Sul do Estado, assumiu como administrador apostólico no dia 25 de janeiro de 2015.
Na celebração de pose estavam presentes vários bispos do regional Sul IV, composto pelas dez dioceses do estado de Santa Catarina. O arcebispo da Diocese de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo e demais bispos do regional Sul II, diocese onde trabalhava Dom Rafael como bispo auxiliar. Estavam presentes na celebração de pose os dois primeiros bispos da diocese de Blumenau Dom Angélico Sândalo Bernardino primeiro bispo e emérito e Dom José Negri segundo bispo da diocese e hoje bispo coadjutor da diocese de Santo Amaro SP.
A cerimonia de pose foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jonck, arcebispo de Florianópolis. Após a acolhida de Dom Wilson, Dom João Francisco Salm, até então administrador apostólico da diocese de Blumenau, faz a sua saudação e acolhida a Dom Rafael e seus agradecimentos. Pe. Anderson Ferrari, coordenador de pastoral da diocese, acolhe a Dom Rafael em nome do clero da diocese de Blumenau e do colégio dos consultores. O pastor sinodal Sigfrid Baade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) faz a acolhida a Dom Rafael em nome das Igrejas Cristãs do vale do Itajaí. A Irmã Janaina, Mensageiras do Espírito Santo faz a acolhida a Dom Rafael em nome dos religiosos. O prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes acolher a Dom Rafael em nome dos 13 prefeitos dos municípios que compõe a diocese de Blumenau, (Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Luís Alves, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Indaial, Pomerode, Timbó, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho).
Terminado as saudades de acolhida, Padre Lauro Roque Mittelmann decano do colégio dos consultores profere a leitura da Bula Papal nomeando Dom Rafael Biernaski como bispo da diocese de Blumenau. Após a leitura Dom Wilson entrega a Dom Rafael o báculo símbolo do pastoreio e o convida a sentar na cátedra. Dom Rafael, novo bispo empossado da diocese de Blumenau é acolhido com um abraço fraterno de Dom Wilson, Dom João Francisco Salm e dos padres membros do colégio dos consultores da diocese de Blumenau. Após a acolhida fraterna Dom Rafael abençoa pela primeira vez os fiéis como bispo da diocese de Blumenau.
Após a cerimonia de posse Dom Rafael preside a celebração Eucarística. Na sua homília Dom Rafael faz a sua saudação e acolhida a todos os presentes. Demonstrando todo o seu entusiasmo em trabalhar na diocese de Blumenau. A catedral São Paulo Apóstolo estava tomada de fieis vinda de todas as paróquias de nossa diocese. A participação dos fieis em massa mostrou a alegria em acolher o novo bispo. Os representantes dos movimentos e pastorais também se fizeram presentes na pose.
A nossa paróquia Imaculada Conceição também se fez presente com os jovens e adolescentes juntamente com a pastoral vocacional.
Seja bem vindo Dom Rafael a paróquia Imaculada Conceição te saúda e te acolhe com alegria.
Fotógrafo: Pe. Raul Kestring
fonte: Pe. José Vidalvino
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR