Neste final de semana dias 02 e 03 de julho de 2016, a equipe de trabalho do 6º acampamento juvenil/sênior esteve reunida no centro de espiritualidade Santa Teresinha do Menino Jesus para sua formação, em preparação ao acampamento. Sendo formado e evangelizado para poder formar e evangelizar.
A formação iniciou no sábado as 13h00 e terminou no domingo por volta das 16h00.
A formação veio de encontro à necessidade de toda a equipe de trabalho que precisa está preparada para trabalhar no acampamento. Trabalhar num acampamento vai muito além do que ir lá e executar uma tarefa, realizar um serviço ou simplesmente ir lá trabalhar. A palavra trabalhar num acampamento, ela passa ter outro sentido, uma nova conotação, a palavra trabalhar passa a ter o sentido de evangelizar e servir, porque para se trabalhar “servir” num acampamento é preciso primeiros estar formado e evangelizado para ajudar a evangelizar os campistas que vem fazer essa experiência do amor de Deus. Exige de cada um da equipe de trabalho dedicação e humildade. Se preparar para irmos a uma guerra, não uma guerra de armas, mas uma guerra espiritual.
A essência do acampamento é fazer com que o campista se encontre com o amor de Deus e faça essa experiência do Amor. A equipe de trabalho tem esta missão de ajudar os campistas a fazerem essa experiência do amor de Deus. A formação veio no ajudar a compreender a nossa missão. Veio reforça também a nossa espiritualidade, veio nos abastecer do amor de Deus.
Um ponto que foi trabalhando nesta formação foi a unidade do grupo. A unidade de toda a equipe de trabalhos, somos uma única equipe e não varias equipes. A unidade de toda a equipe é que vai dar a vitória a todos. A importância de saber que precisamos um do outro e que nenhum é maior do que o outro.
A formação se deu de forma contraída, através de brincadeiras que levava a equipe a se soltar mais.
A formação foi administrada pelo Ivan Jaime que nos escreve abaixo.
“Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mc 1.17).
Não há como falar sobre o processo de escolha dos discípulos sem fazer alusão à frase “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. No reino de Deus, capacitação é primordial. “Então, começou a ensinar seus discípulos”. É o que narra Marcos quando fala sobre essa relação de ensino entre Jesus e sua equipe. O próprio Espírito Santo foi enviado com a tarefa de nos “ensinar todas as coisas”.
Porque os pássaros, quando fazem grandes trajetos, sempre voam em formação “V”?
Com essa pergunta, começamos o nosso retiro para preparação da Equipe de trabalho do 6º Acampamento Juvenil/Sênior de Rios dos Cedros.
Dois dias de muita unção, muita oração e muitas alegrias na presença de pessoas maravilhosas e cheias do amor de Deus, que se puseram a disposição do Senhor para mais essa missão. Uma busca contínua pelos ensinamentos de Jesus.
Enxergamos Deus no irmão, pudemos vivenciar essa experiência magnífica que é olhar para o nosso irmão como verdadeira imagem e semelhança de Cristo. A face de Deus está em todas as pessoas e coisas que são vistas com os olhos do amor e do coração.
Pudemos fazer experiências com as adversidades, com as diferenças, com nossas paralisias, enfim, com tudo aquilo que nos afasta do coração de Jesus.
Aprendemos que não podemos deixar ninguém, mas ninguém mesmo, jogar nossos sonhos no lixo. Nossos sonhos devem ser partilhados com Deus durante nossas orações e a Ele entregue e confiado.
Fomos convidados a vestir a camisa do time do Senhor, um time vencedor que traz alegrias e glorias aos seus fiéis.
Uma oportunidade única para entendermos que o trabalho de uma equipe de trabalho de acamamento somente terá eficácia ser for feito EM EQUIPE, com muita oração e espiritualidade... que devemos deixar nos egos e mazelas para traz, para que possamos permitir que o amor de Deus seja soberano.
Por fim, chegamos a conclusão que o maior incentivo de quem serve deve ser agradar ao Senhor. Não há alegria maior para um servo do que sentir que Deus está feliz com suas atitudes e trabalho. Por isso, creio que o maior incentivo de quem serve é que se permita que Ele sirva mais.
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar- se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
É uma honra e um grande presente poder trabalhar em Rio dos Cedros... um povo acolhedor e cheio de Deus que muito me ensina a cada encontro.
Ivan Jayme de Souza
Fotógrafo: Pe. José Vidalvino
Fonte: Pe. José Vidalvino e Ivan Jaime
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR