No domingo, dia 22 de Outubro as lideranças da Paróquia Imaculada Conceição, (catequistas, ministros, coordenadores de pastorais e os coordenadores dos conselhos comunitários), tiveram um dia de estudo sobre o Documento 107: Iniciação à Vida Cristã, itinerário para formar discípulos missionários. Como diz Dom Leonardo Ulrick Steiner, Secretário Geral da CNBB, na apresentação do documento: “Esse Documento, como diz seu título, pretende mostrar o itinerário a ser seguido para formar discípulos missionários e transformar as comunidades, e consequentemente a Igreja, em “Casa da Iniciação Cristã”.
As lideranças de nossa paróquia tiveram a oportunidade de conhecer o processo de evangelização proposto pela a Igreja do Brasil, proposto pelos Bispos na 55ª Assembleia da CNBB. O documento oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011. “É necessário pensar e construir um novo paradigma pastoral. É exigência do nosso tempo” (3). “É urgente a revisão de nosso processo de transmissão da fé. É um desafio que interpela a todos” (1).
As lideranças da paróquia foram motivadas e encorajadas a não ter medo de iniciar o projeto da Iniciação a Vida Cristã na paróquia. Sabemos que é um grande desafio, mas é necessário fazer a mudanças. Ir anunciando e levando os fiéis a fazerem esse encontro pessoal com o Jesus, e assim se tornarem cristão não por tradição mais por convicção. A iniciação a vida cristã é um novo projeto de vida. É um processo de passos decisivos que requer a aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Somos animados pelo documento, já no primeiro capítulo o texto apresenta o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João. A exemplo desse encontro de Jesus com a Samaritana, a Igreja que somos todos nós que seguimos Jesus, é chamada hoje a promover um novo encontro luminoso, um novo diálogo, com novos interlocutores, reconhecendo que nos encontramos num momento histórico de transformações profundas e de interlocuções novas (39). Em seis passos o documento apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Jesus.
Percebemos que o encontro com Jesus, transformou a vida de muitos homens e mulheres, que aos poucos, foram compreendendo que a salvação cristã é a vida concreta, existenciais quotidiana, de relação pessoal com Deus e com os irmãos e irmãs (40).
Estamos vivendo um momento de crise religiosa, moral e ética. O mundo está em mudanças, somos profundamente questionados. Diante destas profundas mudanças, o próprio Senhor nos retira da nossa acomodação e nos chama a responder a esse novo desafio, por isso a urgência de um novo processo de iniciação cristã, por que o método utilizado atualmente não consegue mais responder as exigências atuais. A Igreja passa por mudança nos métodos de transmissão da fé, estejamos aberto a voz do Espírito Santo que nos envia em missão a ser uma igreja de saída.
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR