No dia 03 de março de 2016, iniciou o curso Bíblico da Paróquia Imaculada Conceição. Dando continuidade a formação Bíblica já iniciada no ano de 2014. Como nos fala Segundo Timóteo 3, 16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”.
Este é o terceiro ano consecutivo da formação Bíblica na paróquia. Tendo a Bíblia nas mãos é preciso conhecê-la. A Bíblia é a uma ferramenta um manual de direcionamento. A Bíblia é uma ferramenta perigosa se usada de forma incorreta, é preciso aprender a utilizá-la.
A formação traz alguns conhecimentos básico de como ler a Bíblia com mais aproveito. O primeiro passo para conhecer a Bíblia é ter uma pequena noção do que ela é, se familiarizando com a Bíblia. Conhecendo a sua estrutura, como esta divida, conhecendo um pouco cada parte da Bíblia, a sua história, o seu contexto histórico.
Infelizmente nós católicos não conhecemos a Bíblia. Não temos uma intimidade com a ela. Muitos de nossos catequistas, ministros e agentes de pastoral não tem o hábito de meditar a Palavra de Deus diariamente. Não conhecem a Bíblia. Infelizmente é uma realidade triste.
No segundo passo da formação é estudado cada parte da Bíblia em particular (Pentateuco, Livros Históricos, Sapiencias, Proféticos e Novo Testamento). Em um terceiro momento cada livro é conhecido, aprendendo assim, do que se trata cada um. Proporcionando uma maior noção do que se trata a Bíblia, para um maior aproveitamento da sua leitura.
No quarto momento passamos a meditar a Palavra de Deus em cada livro particular, ou em passagens, utilizando a mesma dinâmica da Lectio Divina.
O objetivo da formação Bíblica é ajudar os leigos a conhecerem melhor a Bíblia e ajudá-los a fazer uma boa interpretação, tendo assim um maior aproveito em sua leitura. Como Felipe com o Eunuco. Felipe ao se aproximar do seu carro percebeu e ouviu que ele estava lendo uma passagem do profeta Isaías, então Felipe perguntou a ele se estava entendo o que lia. A resposta do Eunuco a Felipe foi sincera e verdadeira. Como posso entender se ninguém me ensina. Então Felipe explica para ele a escritura. (cf. At 8,27-35).
A Bíblia é a palavra de Deus, é mais do que falar de Deus, a Bíblia é Deus que fala com o homem.
Fonte: Pascom
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR