Nesta quarta-feira dia 02 de setembro de 2015, iniciou mais uma novena em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus. Segundo a tradição a pessoa que faz a novena receberá uma rosa como sinal de que seu pedido será atendido pela intercessão de Santa Teresinha. “Depois da minha morte, farei cair do Céu uma chuva de rosas sobre o mundo!"
Santa Teresinha é considerada uma das maiores santas dos tempos modernos foi canonizada pelo papa Pio XI, no dia 17 de maio de 1925. É uma das santas mais cultuadas em toda a Igreja Católica. Ingressou no Carmelo de Lisieux, no dia 9 de abril de 1888. Recebe o hábito no dia 10 de janeiro de 1889. Em 8 de setembro de 1890, com dezessete anos e meio faz sua profissão de fé. Os anos finais de Santa Teresinha foram marcados por um rápido de declínio de sua saúde que ela aguentou sem reclamar. Pegou tuberculose que a fez sofre muito, mas ela via a doença como parte de sua jornada espiritual. Depois de fazer jejum durante a quaresma de 1896, véspera de sexta-feira Santa, na manhã seguinte encontrou sangue no lenço e logo compreendeu o seu destino. A doença a fez sofre terrivelmente ao ponto que o próprio médico que a cuidava comentou: “Ah! Se vocês ao menos soubessem o que esta jovem freira está sofrendo!
Em suas horas finais, a própria Santa exclamou: "Eu jamais acreditaria ser possível sofrer tanto, nunca, nunca!" . Em julho de 1897, ela se mudou pela última vez para a enfermaria do mosteiro. Em 19 de agosto, comungou pela última vez. Santa Teresinha morreu em 30 de setembro de 1897 com apenas 24 anos de idade. Em seu leito de morte, suas últimas palavras foram "Meu Deus, eu te amo!". Ela foi enterrada em 4 de outubro no espaço das carmelitas no cemitério municipal de Lisieux junto com Zélie e Louis Martin, seus pais.
A Novena de Santa Teresinha teve origens com o padre Putigan em dezembro de 1925. Padre Putigan, começou uma novena em honra de Santa Teresinha e pediu um sinal, uma rosa. Como prova da graça alcançada alguém lhe entregaria uma rosa. Para espanto e supressa do padre no terceiro dia da novena lhe foi ofertada uma rosa vermelha e perfumada. No dia 24 de mesmo mês o padre iniciou outra novena e dessa vez pediu como sinal uma rosa branca. Para supressa do padre no quarto dia da novena uma religiosa que trabalhava num hospital ofereceu uma rosa ao padre, dizendo que Santa Teresinha tinha lhe mandado entregar. Padre Putigan se tornou o grande propagador da Novena dos 24 glórias ao Pai, em louvor a Santa Teresinha. Cada Glória representa um ano de vida de Santa Teresinha.
Na em nossa paróquia Imaculada Conceição a novena das rosas foi trazida pelo padre José Vidalvino, no seu primeiro ano em Rio dos Cedros, iniciou no dia 05 de setembro de 2013. Esta já esta sendo o terceiro ano, nossa terceira novena realizada em nossa paróquia. A novena em nossa paroquia é realizada em nove quartas-feiras seguida. A data de inicio da novena é sempre na primeira semana de setembro, para terminar em outubro mês dedicada a Santa Teresinha. A nossa terceira novena das rosas iniciou, dia 02 de setembro e seu termino se dará no dia 29 de outubro. Traga a sua família e venha celebrar a fé, pela intercessão deste humilde Santa.
Santa Teresinha em nossa paróquia é a Patrona do projeto acampamento. É sobre o patrocínio desta humilde santa que se realiza todos os acampamentos Juvenil/sênior, FAC e MIRIM. Santa Teresinha é a padroeira também no centro de espiritualidade em Alto São Bernardo, onde realizamos os retiros de nossa paróquia. Também Santa Teresinha é padroeira de uma comunidade de nossa paróquia em Alto Cedros.
A data escolhida pelo padre Putigan para esta novena é de 9 a 17 de cada mês. Pode-se iniciar a novena em qualquer dia, mas o costume é preferencialmente fazê-la entre os dias 9 e 17 do mês, porque nesses dias muitos outros fiéis estão fazendo a mesma novena em diversas partes do mundo.
Como rezar a Novena das Rosas
A Novena consiste na reza diária de 24 Glórias ao Pai,
Reza-se a oração, seguida de 24 Glórias ao Pai, em ação de graças à Santíssima Trindade, sempre finalizadas com a Jaculatória:
Oração:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço, se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Amém”.
Em seguida se reza 24 Glória ao Pai:
“Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos, Amém”.
Jaculatória:
“Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Lisieux
Fotógrafo: Thimoteo Lenzi
Fonte: Pe. José Vidalvino
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR