O processo de Iniciação à Vida Cristã, que a Igreja no Brasil assumiu como uma das grandes urgências de sua evangelização, vem despertando muito interesse e empenho de concretização por toda parte. Uma grande indagação que perpassa a mente das lideranças e em especial as dos catequistas é: Como implantar este novo método de catequese na paróquia? Uma vez que implica em mudanças e mudanças sempre gera desconfianças.
Há mudanças de paradigma e uso de novas metodologias, deixando o método tradicional para uma catequese mais mistagógica e querigmática. Sendo uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã se caracteriza por ser experiencial, celebrativa e centrada na Palavra de Deus. Sua principal meta é motivar a experiência do encontro com Jesus Cristo, que desperta para o seu seguimento e discipulado a serviço do Projeto do Reino. Não mais uma catequese sacramentalista, com a finalidade unicamente em preparação ao sacramento.
Foi pensado nisso que a nossa paróquia veio ao longo de todo ano se preocupando em prepara os catequistas. Várias formações foram realizadas preparando os catequistas para estarem assumindo a iniciação a vida cristã. É realizado na paróquia o estudo das cartas. Formação proposto pela diocese. No domingo dia 23 os nossos catequistas estiveram em formação a tarde sobre as cartas. Aonde puderam vivência na prática o novo método de dar catequese.
As mudanças vão deste o espaço físico, da adaptação das salas de catequese tornando mais celebrativa, dando destaque a Palavra de Deus, o posicionamento dos catequizandos na sala. Iniciando sempre com a leitura orante da Palavra. Na formação puderam ir vivenciando um pouco as mudanças. A paróquia juntamente com a coordenação vem se preparando para estarem a partir do ano que vem assumindo como prioridade a iniciação a vida cristã. Vem preparando as lideranças em especial os catequistas.
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR