Padres da Diocese de Blumenau participam de Curso de Atualização teológico-pastoral
“Francisco, o Papa da Misericórdia” foi o tema do curso de atualização teológico-pastoral, promovido pela Pastoral Presbiteral da Diocese de Blumenau nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto, na Casa de Encontros Mãe de Jesus, antigo seminário da Diocese, situado no bairro Itoupava Central, em Blumenau. Os padres compareceram e apreciaram deveras as reflexões do assessor, Prof. Pe. José Artulino Besen, pesquisador do ITESC/FACASC, em Florianópolis.
Tendo como base o seu livro, “Com Francisco, viver a misericórdia”, Pe. Besen conduziu os padres pelo pontificado de Francisco, progressivamente, até um mês antes de o livro ser editado, março de 2015. Além das palavras incisivas do “Papa do fim do mundo”, o assessor evidenciava a eloquência e a criatividade dos gestos simbólicos desse homem amada e escolhido por Deus para a missão de animar a Igreja nos caminhos de Jesus.
É impossível, em poucas palavras, abranger toda a riqueza das reflexões daqueles dias em torno de assunto tão vasto. Oferecemos, aqui, alguns acenos que julgamos mais significativos para que o leitor possa, igualmente, perceber as imensas graças que Deus está derramando sobre a Igreja e o mundo com o zelo, as qualidades, a criatividade do Papa Bergoglio.
Na linha dos Papas anteriores, Francisco, levou à Sé de Pedro a sua experiência pessoal, ministerial/presbiteral/episcopal e a vida da Igreja Latino-americana. Sobretudo, embasando-se no documento de aparecida, projetou novas luzes, provenientes de episcopados, conferências episcopais, lançados a uma evangelização que opta pelos pobres. Denunciou ao mundo o sofrimento dos migrantes, especialmente os que atravessam o Mar Mediterrâneo, em busca de salvar a sua vida dos conflitos, terrorismo e perseguições do Norte da África e Oriente Médio. Mandou fazer banheiros, chuveiros, barbearias para os pobres da cidade de Roma.
Enfim, destacou Pe. Besen, Francisco, não só prega a misericórdia. Ele mesmo realiza ações que manifestam um coração sensível ao sofrimento alheio.
O Encontro de Atualização do Clero da Diocese de Blumenau, além da presença dos padres, teve também a presença dos bispos: Dom João Francisco Salm, que foi o Administrador Apostólico da nossa Diocese durante o período de vacância, e Dom Rafael Biernaski, Bispo nomeado e que assume o governo da Diocese no dia 29 de agosto, às 9h30, em solene santa missa na Catedral São Paulo Apóstolo. Ainda que não tenham permanecido durante todo o tempo do curso, por causa de seus compromissos inadiavelmente assumidos, prestigiaram o encontro e certamente tiraram proveito dos momentos de participação.
Concretamente, ficou claro para os padres o compromisso de agirem com mais misericórdia diante de todos, especialmente dos seus paroquianos e priorizando os mais fragilizados, doentes, idosos, carentes, sofridos, enfim. Preparar e vivenciar pastoralmente o Ano Extraordinário da Misericórdia, que terá início em 08 de dezembro próximo e se encerrará na solenidade de Cristo Rei, em novembro de 2016, ficou como outro compromisso assumido pelos mesmos padres.
Fotógrafo: Pe. Raul Kestring
Fonte: Pe. Raul Kestring
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR