No domingo dia 10, na missa festiva em honra a padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição, festa paroquial, quatros novos ministros receberam o mandato de ministro e foram enviados a missão. Os novos ministros poderão atuar em todo território da paróquia Imaculada Conceição, auxiliando nas celebrações sacramentais.
Aos ministros é conferido o ofício pelo qual eles mesmos podem tomar a Santíssima Eucaristia e administrá-la aos outros, levá-la aos doentes e administrar o Viático. Aos ministros também compete pelo seu ofício, o cuidado pela crescimento da fé da vida cristã, zelar pelos bons costumes e viver mais fervorosamente neste mistério da unidade e da caridade. Cabe a tomada de consciência que ao distribuirdes a Comunhão, praticareis com mais fervor a caridade, como o Senhor Jesus ordenou quando disse aos seus discípulos, ao dar-lhes a comer o seu corpo: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. Jesus nos deu o exemplo do serviço quando na última ceia pega a jarra com água e a bacia se ajoelhando diante dos discípulos, lavou-lhes os pés: “Se eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei o exemplo, para que façais o que fiz” (cf. Jo 13,14-15). Jesus em sua humildade ensina o serviço. Os ministros também são chamados a servir com alegria e com disposição, tornando-vos uma presença viva dentro da sua comunidade.
Os ministros assim são revestido da graça e da missão de servir e edificar a Santa Igreja Católica, na sua comunidade, para distribuir ao povo, vossos irmãos e irmãs a Palavra de Deus e a Eucaristia. São revestido da missão em dedicar tempo e empenho à leitura e meditação da Palavra de Deus, procurando vivê-la para poder anunciá-la com fé aos irmãos.
Terão a missão com máximo empenho e cuido e reverência na conservação e distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística administrando-a com zelo e conformando vossas vidas ao sacrifício de Cristo. Tem a missão de servir à vossa comunidade dedicando-vos a celebrar com fé os mistérios da vida e da morte, seja levando a comunhão aos doentes, seja presidindo, quando necessário, as celebrações da Palavra e as exéquia.
Tem a missão se ser os “guardiões” vocacional, dentro do projeto vocacional. “Cada comunidade uma nova vocação”, rezando antes das celebrações eucarística ou da Palavra uma dezena do terço ou o terço pelas vocações. Para a Paróquia Imaculada Conceição, dentro deste Ano do Laicato aonde a Igreja do Brasil convoca a todos os cristãos batizados a assumirem o compromisso do seu batismo sendo sal da terra e luz do mundo, é motivo de alegria e de esperança que acolhemos os nossos novos ministros. Na mesma alegria que acolhemos e enviamos a todos os ministros que também nesse dia 10 na celebração eucarística renovaram o Sim a Deus, a Igreja Católica presente em Rio dos Cedros. Obrigado a todos vocês ministros pelo seu sim. A paróquia Imaculada Conceição se alegra com sua resposta de amor a Deus e a sua Igreja. Por que “amar é se comprometer”.
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR