Na noite de ontem dia 08 de fevereiro de 2018, na matriz Imaculada Conceição no centro de Rio dos Cedros, foi celebrada a missa de envio dos 98 missionários que estão indo em missão para o Rio Grande do Sul.
A missão acontecerá na cidade de Três de Maio na diocese de Santo Ângelo. Estão indo ajudar no 1º Acampamento juvenil/sênior das missões. A diocese de Santo Ângelo é conhecida como a região missioneira, devido as grandes missões que ali foi realizada.
Com o lema: “Senhor vim para te servir”, os missionários estão indo como aqueles que servem, para colaborar com a equipe de trabalho do acampamento que lá já se encontram. Vamos para somar juntamente com eles, para juntos realizamos o primeiro acampamento juvenil sênior.
A equipe que vai para a missão do 1º acampamento juvenil sênior vai para servir em todas as equipes de trabalhos do acampamento, missão, externa, ordem e limpeza, cozinha, servos, manutenção, intercessão, enfermagem, animação e recreação, secretaria, na condução e na coordenação geral. Vamos como aquele que serve.
Em uma de suas frases o Papa Francisco comentou: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. O Papa Francisco vem pedindo constantemente para que a Igreja se torne uma Igreja missionária, uma igreja de saída.
A essência da Igreja é ser missionária, a exemplo no Mestre Jesus que no Lava-pés deixou o exemplo do servir, “Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. Pois bem: eu, que sou o Mestre e Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13,13-15). O Senhor nos deixou o exemplo do servir.
Como consta no refrão do Hino do 4º Congresso Missionário Nacional 2017: Não há missão sem amor, Sem cruzes e suas dores. A alegria do evangelho para uma igreja em saída... “vão pelo mundo afora” - é Cristo quem nos convida. O coração da Igreja, é pentecostes a missão. É tudo que se deseja, que se sonha para a Igreja e Jesus Cristo que se torne uma igreja missionária, uma igreja em saída.
No hino da campanha da fraternidade de 2015, traz na letra: “Em meio às angústias, vitórias e lidas, no palco do mundo, onde a história se faz, sonhei uma Igreja a serviço da vida. Eu fiz do meu povo os atores da paz! Quero uma Igreja solidária, servidora e missionária, que anuncia e saiba ouvir”.
A Igreja de saída e missionária é o que estamos nos tornando. Uma igreja que obediente ao mandado do próprio Mestre que dá essa ordem de ir ao mundo, “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos...” (Mt 28,19).
Alegria do evangelho, alegria de servir ao Senhor nesta semana. Somente por amor ao Senhor somos capaz e abandonar, casa, emprego, família, pais, filhos, esposos e esposas, para ficar uma semana em missão, uma semana evangelizando. Não há missão sem amor. A alegria do evangelho para uma igreja em saída “vão pelo mundo afora” - é Cristo quem nos convida.
Escrito por: Padre José Vidalvino Fontalnela da Silva
Fonte: A Imaculada
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR