O Papa Francisco no 13 de março na Basílica de S. Pedro anunciou a abertura do Ano Santo, decidiu proclamar um “jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus” e que terá início a 8 de dezembro deste ano de 2015 e percorrerá todo o ano de 2016: “Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016.”
“Na festa da Imaculada Conceição, terei a alegria de abrir a Porta Santa. Será uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. “Com estes sentimentos de gratidão pelo que a Igreja recebeu e de responsabilidade quanto à tarefa que nos espera, atravessaremos a Porta Santa com plena confiança de ser acompanhados pela força do Senhor Ressuscitado, que continua a sustentar a nossa peregrinação. O Espírito Santo, que conduz os passos dos crentes de forma a cooperarem para a obra de salvação realizada por Cristo, seja guia e apoio do povo de Deus a fim de o ajudar a contemplar o rosto da misericórdia”
No Terceiro Domingo de Advento, o Papa abrirá a Porta Santa na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão. E em seguida será aberta a Porta Santa nas outras Basílicas Papais. O Papa estabeleceu que no mesmo domingo na Catedral que é a Igreja-Mãe de todos os fiéis, ou na Concatedral ou então numa Igreja de significado especial – se abra igualmente, durante todo o Ano Santo, uma Porta da Misericórdia. Por opção do Ordinário, a mesma poderá ser aberta também nos Santuários, ou em outras Igrejas escolhidas, lugares sagrados ondem os fiéis se sentem tocados no coração pela graça e encontram o caminho da conversão.
Na diocese de Blumenau teremos varias Igrejas além da Catedral, que foram escolhidas como local de peregrinação onde será aberto a Porta Santa. A nossa paróquia Imaculada Conceição foi uma das igrejas escolhidas como um local de peregrinação para o ano Jubilar, Ano da misericórdia. A abertura da Porta Santa em nossa paróquia ser dará no dia 12 de dezembro de 2015 as 15h00. A Escolha de nossa paroquia como local de peregrinação, como local da Porta Santa é uma grande benção de Deus, um grande presente para nossa paróquia e a todo povo de Rio dos Cedros. Uma grande graça para o povo riocedrense e a todos os peregrinos que ano que vem estarão vindo a nossa Cidade e nossa Igreja.
As peregrinações aos locais destinados serão grandes eventos do Ano da Misericórdia. Dando a possibilidade dos fiéis fazerem a experiência de passar pela porta santa. A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há-de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco.
Sejam bem vindos todos os peregrinos a Rio dos Cedros, a paroquia Imaculada Conceição os acolhe a todos com grande alegria e fé.
Fonte: Misericordiae Vultus Pe. José Vidalvino
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR