![]() | ![]() |
A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da Sobriedade, um programa de vida nova, pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência, propõe uma mudança de vida, e valoriza a pessoa humana. É uma ação pastoral, que através da pedagogia de Jesus-Libertador, busca resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
A Pastoral da Sobriedade atua através do Grupo de Auto-ajuda onde se vivenciam 12 Passos, que contempla a doutrina da Igreja Católica e os Sacramentos, baseados na reflexão e na vivência de 12 temas bíblicos, são eles: ADMITIR, CONFIAR, ENTREGAR, ARREPENDER-SE, CONFESSAR, RENASCER, REPARAR, PROFESSAR, ORAR E VIGIAR, SERVIR, CELEBRAR e FESTEJAR, a reflexão e a vivência dos 12 passos nos levam a uma conversão de vida, isto é, uma nova maneira de viver, que vai nos libertar de nossas dependências, onde se propõe um Programa de Vida Nova.
São Reuniões semanais cíclicas, implantadas nas Paróquias ou comunidades, isto é, quando termina um ciclo de 12 passos, inicia-se novamente, na semana seguinte, um novo ciclo, a partir do 1º passo.
No mês de maio 2017 deu-se inicio as atividades das reuniões do grupo de auto-ajuda na Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros.
O grupo de AUTO-AJUDA é composto por um grupo de agentes da Pastoral da Sobriedade comprometidos com a comunidade e a Igreja, a metodologia do grupo de auto-ajuda não se limita apenas em bloquear o uso da droga e o abuso do álcool, mas propõe a descoberta do verdadeiro sentido da vida, pretende levar o co-dependente e o dependente a fazer a terapia do amor, isto é, exercitarem o amor incondicional, pois quem ama conduz para a vida.
As reuniões de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade está baseada no modelo sistêmico, no qual a dificuldade de um dos membros da família é compartilhada por todos e, cada um, tem sua participação e responsabilidade no processo de mudança.
O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química e todos os tipos de vícios que vivenciamos em nossas vidas abrangendo o grupo familiar, sem, no entanto, promover um confronto entre os participantes.
Enquanto o dependente participa buscando a recuperação, o familiar participa para se orientar e ajudar de maneira efetiva na recuperação de seu dependente. Assim, através de uma interação dinâmica que é a partilha da experiência de vida de cada participante, que acontece nos pequenos grupos, dependente e co-dependente tomam consciência dos problemas que estão prejudicando o relacionamento familiar.
A partir das reflexões e vivencia dos 12 Passos, aos poucos, essa conscientização, deve estimular a mudança de comportamento, tornando dependente e familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará a demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, que são as que fazem parte da própria família.
Sendo assim fica aqui nosso convite para participarem do Grupo de Auto-ajuda da Pastoral da Sobriedade, pois vamos ter o imenso prazer em receber cada participante, seja qual for sua dependência ou vício, as reuniões acontecem todas as segundas–feiras nas dependências da Igreja Matriz, com início as 19:30 horas.
Fonte: Agentes da Pastoral da Sobriedade