Irmãos e irmãs em Cristo, a paz!
Lidar com um inimigo invisível é deveras exigente, temos experimentado isso desde março. Mais exigente ainda é tomar decisões corretas e justas diante dos perigos iminentes a que estamos todos expostos e diante das responsabilidades que recaem sobre quem está à frente.
Após ter conversado com Pe. Raul, vigário paroquial, partilhado com Dom Rafael minhas preocupações, ouvido a opinião dos coordenadores das comunidades, rezado e discernido a gravidade da situação de pandemia em que nos encontramos novamente, pensando na seguranças de todos os fiéis, principalmente dos mais idosos e daqueles que estão à frente dos trabalhos pastorais, tomei as seguintes decisões:
1. As missas dominicais das comunidades, conforme o calendário paroquial, ficam suspensas no mês de dezembro (exceto na Matriz), devido ao grande risco de contágio a que ficam sujeitos os fiéis, seja pelo aglomero excedente devido às estruturas físicas das comunidades serem, em sua maioria, pequenas, seja pelo elevado índice de casos das últimas semanas, seja pelos demais riscos;
2. Se tudo permitir, rezaremos, entre os dias 21 e 27 de dezembro, conforme escala que será divulgada, missas de Natal em todas as comunidades utilizando, onde for necessário, os espaços dos salões das comunidades, que garantem maior segurança e seguimento correto dos protocolos vigentes.
Nessa missa de Natal faremos também a missa do Dízimo.
3. As Novenas de Natal, por reunirem menor número de fiéis, sejam ralizadas apenas nas depêndias das Igrejas, respeitando os protocolos;
4. Não haverá horários especiais de confissão nas comunidades. Pe. Fernando atende normalmente na Matriz, nos horários de expediente da secretaria.
Peço que compreendam minhas decisões, tomadas não sem dor no coração, mas na confiança em Deus de que estou agindo com prudência e espírito de comunhão com todos.
Fraterno abraço. A benção de Deus os acompanhe.
Att,
Pe. Fernando Steffens
Pároco
03
ABR03
ABR02
ABR02
ABR01
ABR01
ABR31
MAR31
MAR