O Clero

O clero é a classe que rege e orienta o povo de Deus. Formada por bispos, sacerdotes, diáconos e o Santo Padre, o Papa, o clero tem a missão de ouvir a voz de Deus e discernir ações pastorais e evangelizadoras para alcançar o povo.

  • Padre Fernando Steffens

    Padre Fernando Steffens

    Padre Fernando Steffens


    Segundo filho de seu Lorival e dona Bernadete, nosso pároco nasceu aos 10 de março de 1986, na cidade de Trombudo Central – SC. A família migrou para Timbó quando tinha três anos e residem na cidade até hoje. Tem duas irmãs: Regiane, a primogênita, casada com Alexandre, são os pais da Camila, sobrinha e afilhada, e a irmã caçula Rosileide, casada com Jonathan, que no momento aguardam a chegada de sua primeira filha, Alana.

    Cursou todo o ensino Fundamental e Médio em escola pública. Sempre gostou de esportes, o que o levou à prática do atletismo, durante quatro anos. Desde cedo ajudava nas atividades da casa. Seu primeiro emprego foi numa sapataria, aos quinze anos. Quando completou dezesseis anos, foi admitido na Rudolph Usinados de Precisão, empresa na qual trabalhou por cinco anos até ingressar no Seminário Propedêutico Mãe de Jesus, da Diocese de Blumenau, aos 17 de abril de 2007.

    Foi justamente em Rio dos Cedros que iniciou sua caminhada vocacional, pois na ocasião os seminaristas do Propedêutico estavam residindo interinamente na Casa de Retiros que há próximo à Matriz, atualmente sob os cuidados dos Diáconos. Cursou Filosofia em Brusque (2008-2010), morou em São Paulo em 2012, quando fez uma escola de espiritualidade, experiência oportunizada pelo Movimento dos Focolares. Retornando para a Diocese, fez seus estudos teológicos em Florianópolis, na FACASC – Faculdade Católica de Santa Catarina (2012-2015).

    Após a caminhada no Seminário, foi enviado à Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, em Gaspar. Lá fez seu estágio em preparação à ordenação diaconal, realizada aos 16 de outubro de 2016, permanecendo na mesma paróquia até ser ordenado sacerdote aos 27 de maio do ano seguinte. Um fato marcante foi a partida repentina do padre Roberto Fritzen, um mês antes de sua ordenação. A pedido de Dom Rafael, o então Diácono Fernando ficou à frente da paróquia durante este período de vacância, sendo designado seu administrador paroquial assim que foi ordenado padre. Permaneceu na paróquia Imaculada Conceição até dezembro de 2018, quando foi transferido para a Catedral São Paulo Apóstolo, exercendo a função de Vigário Paroquial até sua nomeação como nosso novo pároco, em 19 de maio de 2020. Sua posse se deu em missa presidida por nosso bispo Dom Rafael, aos 24 de maio de 2020, dia de Nossa Senhora Auxiliadora.
  • Dom Rafael Biernaski

    Dom Rafael Biernaski

    Dom Rafael Biernaski


    Rafael Biernaski nasceu em 1 de Novembro de 1955, em Curitiba, no Estado do Paraná. Em 1968 ele entrou para o seminário menor arquidiocesano São José e, em seguida, foi para Seminário Maior Rainha dos Apóstolos (1975-1981). Ele completou seus estudos de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e teologia no Studim Theologicum Claretianum, de Curitiba.

    Frequentou o curso para formadores de seminaristas no México e, como estudante na Pontifícia Pio Colégio Brasileiro de Roma, obteve uma licenciatura, em 1990, e doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em 2007.

    Em 1999, recebeu o título de Monsenhor e em 2007 concluiu o seu doutorado em Teologia Dogmática. Em 2014 foi eleito pelo Colégio de Consultores Administrador Arquidiocesano em Curitiba, quando foi nomeado para assumir a Diocese de Blumenau, em 2015.

    Seu lema episcopal é evangelizare misit me - "Enviou-me para Evangelizar".
  • Padre Raul Kestring

    Padre Raul Kestring

    Padre Raul Kestring


    Padre Raul nasceu em 9 de fevereiro de 1950, em Taió/SC. É filho de Gregório Kestring e Clarinda Borghezan Kestring. Filho mais velho de uma família com 11 filhos, Raul tem 6 irmãos e 4 irmãs.

    Ingressou muito cedo no seminário e começou sua caminhada rumo ao sacerdócio em 1961, no Seminário Menor Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Taió (naquele tempo diocese de Joinville, hoje diocese de Rio do Sul). Foi professor de matemática, música, desenho e várias outras áreas.

    Padre Raul já foi professor e diretor espiritual no Seminário Menor Diocesano Nossa Senhora de Fátima e vigário paroquial na Paróquia São Miguel Arcanjo em Paleta (Mirim Doce/SC) e Paróquia Cristo Rei de Taió, em 1977.
    Foi vigário em outras paróquias até chegar em 2013 a Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros, onde permanece até hoje como padre auxiliar.
  • Diácono Brandizio Valdir Oliboni

    Diácono Brandizio Valdir Oliboni

    Diácono Brandizio Valdir Oliboni


    Nascido em Machadinho – Rio Grande do Sul, no dia 09 de março de 1950. É filho de Augustinho e Vivaldina Oliboni. Casou-se com Cândida no dia 03 de maio de 1969 na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Salto do Lontra – Paraná. É Pai de 5 filhos. Quando criança foi coroinha, quando a missa era em Latim. No dia 20 de janeiro de 1979 foi enviado Ministro extraordinário da distribuição da Eucaristia, continuou sendo ministro até a sua ordenação diaconal. É ministro da visitação aos doentes levando a comunhão. É ministro da Palavra e das Exéquias. É também o catequista da catequese de adulto da paróquia.
    Iniciou na Escola Diaconal São Lourenço em Rio dos Cedros - Diocese de Blumenau, no dia 18 de julho de 2010. Após seis anos de formação recebeu as ordem menores de leitorato e acolitato no dia 24 de abril de 2016 e Ordenado Diácono no dia 13 de agosto de 2016, na Catedral São Paulo Apostolo em Blumenau por Dom Rafael Biernaski. Apresentado a comunidade paroquial no dia 13 de agosto de 2016 na missa das 19h00.
  • Diácono Ivone Busarello

    Diácono Ivone Busarello

    Diácono Ivone Busarello


    Diácono Ivone Busarello nasceu no dia 24 de julho de 1954, foi batizado no dia 11 de agosto de mesmo ano. Recebeu a sua primeira comunhão no dia 18 de junho de 1961 e foi crismado no dia 23 de novembro de 1969. Em julho de 1979 passou a fazer parte da coordenação da sua comunidade, comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora na localidade de Rio Cunha – Rio dos Cedros SC, onde exerceu o cargo de tesoureiro do CPC, por seis anos. Foi coordenador da comunidade por quarto anos e dois anos como vice-coordenador. Foi ministro extraordinário da distribuição da comunhão e catequista por vinte e três anos. No dia 22 de junho de 1985 casou com Lúcia Urbanski.
    No dia 18 de julho de 2010 ingressou na escola Diaconal São Lourenço – Diocese de Blumenau. Concluiu os estudos no ano de 2016 após seis anos de caminhada, aonde frequentou as 12 etapas em preparação ao diaconato permanente.
    Fez o primeiro acampamento juvenil/sênior da paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros, dos dias vente e nove a dois de fevereiro de 2014. O Diácono Ivone quase sempre marcou presença nos retiros e encontros de formação. Trabalhou no segundo, terceiro, quinto e sexto acampamento juvenil/sênior e primeiro e segundo acampamento F.A.C e primeiro Acampamento MIRIM.
    No dia 24 de abril de 2016 após o termino de sua formação diaconal recebeu as ordem menores de leitorato e acolitato.
    No dia 13 de agosto de 2016 pela imposição das mãos de Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano de Blumenau foi ordenado diácono permanente. O diácono Ivone foi apresentado a comunidade paroquial no mesmo dia na missa das 19h00 na paroquia Imaculada Conceição de Rio dos cedros onde exerce o seu ministério.
    Lema diaconal: “Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho” (1 Cor 9,16)
  • Av. Tiradentes, 525 - Rio dos Cedros - SC - 89121-000
    (47) 3386-1025
    parim.secretaria@gmail.com